Administração

Administração ambiental

Administração ambiental

Transcrição de Administração ambiental da ISO (International Organization for Standardization):

Onde é aplicada? Como surgiu a profissão Administração Ambiental O que é Administração ambiental? Administração ambiental ou gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Buscando sempre uma melhor utilização de matérias-primas, o gestor tende a usar todas as suas técnicas.

Vídeo explicativo

Sustentabilidade é uma palavra que vem cada vez mais aparecendo no cotidiano de todos, principalmente no das grandes indústrias. A profissão de gestor ambiental está em alta e tende a continuar a crescer.  O que é administração ambiental? Qual é o papel do gestor ambiental? “Esse profissional utiliza técnicas e conhecimentos para garantir o uso racional dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade. Ele planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental.” O gestor ambiental é preparado para trabalhar em empresas públicas, privadas, e em ONGs . Como é aplicada ? O maior objetivo é obter um compromisso e uma política ambiental definida para a organização.

ISO 14001

A Norma ISO 14000 especifica os princípios e os elementos integrantes de um Sistema de Gestão Ambiental Donaire (1999) aponta princípios do sistema de gestão ambiental:

I – Comprometimento e Política;
II – Planejamento;
III – Implementação;
IV – Medição e Avaliação;
V – Análise Crítica e Melhoria.

Os 10 pontos cruciais para a formação de um bom gestor:

1. Ser objetivo, justo e basear em fatos.
2. Deixar a sua equipe participar das decisões difíceis.
3. Fale com frequência – e pessoalmente.
4. Caminhe pela empresa.
5. Seja criativo na redução de custos.

6. Seja você mesmo.

7. Do direito das demissões.
8. Não desista do desenvolvimento profissional.
9. Mantenha-se no planejamento.
10. Olhe para o futuro.

O objetivo maior da gestão ambiental deve ser a busca de melhorias da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada.

A busca permanente da qualidade ambiental é portanto um processo de aprimoramento do sistema de gestão ambiental e global, de acordo com a política ambiental estabelecida pelas organizações. Gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente.

Manter, em geral, em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores.

Produzir, com a colaboração de todos os dirigente e trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis.

Colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem agressões ao meio ambiente.

Norma NBR-ISO 14.001 -:

Implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental;

Assegurar-se de sua conformidade com sua política ambiental definida;Demonstrar tal conformidade a terceiros;

Buscar certificação/registro do seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa;

Realizar uma auto-avaliação e emitir auto-declaração de conformidade com esta Norma. O que é Iso? ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947. Iso 14000 e 14001. No ano de 1993, a ISO reuniu diversos profissionais e criou um comitê, que teria como objetivo desenvolver normas (série 14000) nas seguintes áreas envolvidas com o meio ambiente. Exemplos de empresas que utilizam a gestão ambiental. IBM “A IBM está comprometida com sustentabilidade desde há muito tempo. Em 2008 os projetos globais de conservação de energia resultaram em economia de energia correspondente a 6,1% de seu consumo total. Estas iniciativas evitaram o consumo de 235 milhões de kWh de eletricidade. Um exemplo foi o programa de consolidação dos data centers internos que pouparam 10 milhões de kWh e cerca de um milhão de dólares.” (ITAÚ)

Materiais Utilizados;
Água;
Energia e Emissões;
Participação no “evento” Hora do Planeta;
Área de Preservação;

Entre outros, a Unilever.  Ao mudar o formato das embalagens de seus produtos, a subsidiária brasileira diminuiu em quase 305 o consumo de papel. Porém esta não foi a única contribuição da Unilever para com o meio ambiente. As mudanças trazidas pela necessidade de aumentar a competitividade das organizações na busca do aumento da qualidade fazem repensar a forma de gerenciamento das organizações. Para isso, são usadas técnicas que buscam o desenvolvimento sustentável e o uso racional de matérias primas e recursos naturais.

Técnicas Utilizadas na Gestão Ambiental.

Exemplos de alguns dos métodos utilizados são:
PML – Produção Mais Limpa;
ACV – Análise do Ciclo de Vida;
3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Benefícios da Gestão Ambiental Ao optar pela implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, as empresas não recebem apenas benefícios financeiros, mas também os benefícios estratégicos, que ajudam na divulgação positiva da empresa.

Benefícios da Gestão Ambiental Há alguns anos, cientistas , ambientalista e pesquisadores começaram a defender a ideia de preservação do meio ambiente.

Reuniões, como a Rio +20, foram organizadas para se discutir sobre como agir diante de tal problema, que é a destruição do planeta.Obrigado pela atenção de todos! Carolina Ávila

Fonte: Prezi
Por:Lucas Jordão
Jonathan Santos
Rafael Camargo
Rodrigo Onishi

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *