Administração

Defina a sua visão e conheça os seus valores

Defina a sua visão e conheça os seus valores

Conheça mais algumas estratégias e orientações, as quais trouxeram resultados significativos à nossa equipe, levando a você um guia que, se aplicado, com certeza criará condições para você alavancar sua carreira e alcançar seu sucesso profissional.

Mauricio Ferraz de Paiva

Defina a sua visão

O conceito “Visão”, no âmbito empresarial, pode ser definido como “destino estratégico a ser alcançado”. Embora muitas empresas não tenham ainda uma preocupação em definir a sua “Visão” junto aos profissionais, esse conceito é de extrema importância, pois faz com que todos trabalhem visando a uma só meta, rumo ao mesmo objetivo.

A definição da “Visão” possibilita a todos enxergarem o futuro como estando a acontecer: é Ver para Ser! A empresa define então o seu futuro desejado, ou seja, “Como queremos estar daqui a 10, 15 anos?”

Lendo essa definição, facilmente conseguimos nos lembrar daquela tão velha e famosa frase, que ouvimos tanto quando ainda crianças: “O que você quer ser quando crescer?” É muito parecido mesmo. E é justamente por isso que o conceito de Visão funciona não só para as empresas, mas principalmente para o lado profissional e pessoal de cada um de nós.

Provavelmente você deve se lembrar de uma passagem do famoso livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol, em que Alice se encontra em uma encruzilhada, sem saber para que direção ir. Enquanto ela pensa, o gato sorridente aparece sobre um galho de árvore, e pergunta qual é o problema que a aflige. Alice diz que não sabe qual caminho tomar…

O gato para então por alguns instantes, e logo responde: “Para onde você quer ir?”, e Alice responde: “Não sei.”. “Então, neste caso, não importa muito o caminho a escolher. Qualquer um deles levará você até lá.”, responde rapidamente o gato sorridente.

Se não sabemos para onde ir, o que queremos ser, quais metas alcançar, não há como planejar, e qualquer caminho que percorramos será indiferente: nos levará para ‘algum’ lugar. Da mesma forma que as empresas vêm definindo suas “Visões”, podemos fazer isso também em nossas vidas. O que você acha?

Mentalize então sua visão como “o ponto onde você quer chegar em sua vida”. Com esse ponto definido, tudo o que fizer em sua vida será em prol de alcançar esse objetivo; será como a sua razão de ser e existir.

Para definir sua visão pessoal, pense em tudo o que você quer ser e ter: casar, ter filhos, formar-se na faculdade, fazer uma pós-graduação, fazer uma viagem longa pela Europa, etc.

Mas, só isso basta? Não. É preciso definir também sua “Visão” profissional, ou seja, o que você deseja alcançar profissionalmente? Não necessariamente você precisará definir seu cargo, como por exemplo, ser Gerente industrial ou Diretor financeiro. Você pode definir apenas conceitos como “quero executar atividades que me proporcionem crescimento dentro do setor onde atuo”, ou ainda “quero desenvolver atividades ligadas à faculdade que estou cursando”.

Um ponto muito importante é definir datas, prazos para as suas “Visões”. Não importa se será daqui a seis meses, um ano, cinco anos. E, claro: nada impede que suas “Visões” sejam alteradas com o passar do tempo. Se seus interesses mudarem, altere sua “Visão” também. Assim você estará percorrendo um caminho para um objetivo desejado, e não ultrapassado.

Outra dica muito importante e essencial é: confie em si mesmo, na sua capacidade de lutar por seus objetivos. A “Visão” serve justamente para que possamos planejar nossa vida, nossos recursos e tempo para objetivos que realmente valham a pena, e que transformem nossa vida naquilo em que realmente desejamos. É essencial que você confie no alcance da “Visão” traçada.

Uma definição eficaz de “Visão” deve engajar a sua emoção, descrever algo que realmente valha a pena buscar e dar sentido ao esforço que será despendido. E lembre-se de dedicar tempo suficiente para a “Visão” pessoal e profissional. Ambas são muito importantes, e levarão você rumo aos seus sonhos.

Lembre-se: “A ação muda o mundo…A “Visão” sem ação é um sonho…A ação sem “Visão” é um passatempo!

Conheça os seus valores

Como você vai perceber, nossos “Valores” influenciam tanto nossa vida pessoal como a profissional. Valores são crenças, atitudes e julgamentos que as pessoas possuem. Nossas decisões, na maioria das vezes, são tomadas baseadas em nossos valores.

Um bom exemplo seria a diferença entre uma pessoa corrupta e uma não corrupta: o que faz uma pessoa pedir propina, e outra a não pedir e aceitar esse tipo de situação como algo normal, são seus valores. Eles estão ligados ao que as pessoas creem e valorizam, mas nem sempre são expressos. São princípios a partir dos quais as pessoas se baseiam para agir e tomar atitudes todos os dias.

Conhecer os valores que mais importam e influenciam nossa vida torna-se fundamental, pois cada passo que damos, seja ele decisivo ou não, é influenciado e determinado por aquilo que acreditamos ser a melhor atitude para aquele momento. O que é importante para agora e para o seu futuro, tanto na carreira como fora dela, é um fator determinante para quem pretende fazer um planejamento ou ter mais segurança nas decisões a serem tomadas.

E já que vimos o quão importante são os “Valores” em nossas vidas, vamos escolher os aqueles que ajudarão a conduzir nossa vida nos âmbitos profissional e pessoal. Identificamos três categorias diferentes de “Valores” – os interiores, os exteriores e os do dia-a-dia. Leia com atenção e anote as 15 mais importantes para você. Com isso você vai criar uma lista com os “Valores” que podem guiar sua vida! Boa sorte!

Valores Internos: Os valores internos são responsáveis, por exemplo, pela motivação para levantar todos os dias e ir para o trabalho ou escola. Relacionados com recompensas pessoais, como aquilo que satisfaz cada pessoa. Anote quais as frases abaixo são mais importantes para você.

 

Valores Tangíveis: Esses valores são os grandes responsáveis por manter as pessoas em seu trabalho, mesmo que elas não estejam tão contentes com ele. Relacionados às coisas tangíveis, como compensações e condições que você encontra na carreira (ambiente, cargos, benefícios, ganhos). Anote quais as frases abaixo são as mais importantes para você.

Valores cotidianos: são os valores pessoais relacionados a como e onde você quer viver, como utilizar seu tempo de lazer e como você se sente em relação ao dinheiro. Anote quais as frases abaixo são mais importantes para você.

A partir da lista das 15 frases, priorize ainda mais, podendo até mesclar algumas, e tente chegar a cinco valores. Se você se mantiver focado(a) no que realmente interessa, o resultado final será mais eficaz. Por fim, para cada um dos cinco valores, desenvolva frases que os tragam para suas expectativas, e adote essas frases como “Guias” para sua vida.

“Saber o que realmente é importante para você vai ajudá-lo a se preparar para as novas oportunidades que aparecerem, traçando melhor seus objetivos e metas, conseguindo alcançar uma maior satisfação”. (autor do livro “Oito estratégias para mudar o rumo de sua empresa”)

FONTE: Revistaadnormas – Por Maurício Ferraz em 06/11/2018

Mauricio Ferraz de Paiva é engenheiro eletricista, especialista em desenvolvimento em sistemas, presidente do Instituto Tecnológico de Estudos para a Normalização e Avaliação de Conformidade (Itenac) e presidente da Target Engenharia e Consultoria – mauricio.paiva@target.com.br

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *