Administração

Marketing Digital e Publicidade, qual a diferença?

Marketing Digital e Publicidade, qual a diferença?

Clipping

por Antônio Carlos Gomes

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que querem trabalhar na área do marketing, ou até mesmo profissionais é sobre a diferença entre marketing e publicidade.

A verdade é que o marketing e a publicidade são muito ligados no ramo da comunicação e são importantes para montar estratégias para que as empresas podem vender mais.

Apesar disso tudo, eles não são a mesma coisa. Ao contrário do que todos pensam, cada uma possui suas próprias características, que são entendidas por qualquer um que faça parte desse processo de comunicação. Por conta disso, é interessante saber mais sobre essas peculiaridades.

Publicidade

Como o próprio nome já diz, a publicidade quer dizer tomar algo público, entendendo como um ato de divulgar algo. Quando as coisas são difundidas, sejam eles ideais, produtos ou serviços, ao fazer o anúncio das empresas e marcas com fins comerciais, seja por meio da televisão, da internet ou de outros meios, chamamos de publicidade.

Marketing

O Marketing trata-se de todo conjunto de estratégias direcionadas para as vendas, onde o principal foco está em atender as necessidades do cliente. Para fazer isso, o profissional vai se basear em pesquisas de mercado, análise de concorrência e na publicidade. Isso significa, a divulgação.

Para isso, o marqueteiro tenta trabalhar com inúmeros recursos que vão permitir a divulgação de sua mensagem com uma eficácia maior. Assim dizemos que o marketing é uma ciência que une quatro variáveis: produto, ponto de venda, preço e propagando. Com isso, é possível entender a publicidade como um item inserido dentro do marketing.

Complementares

A publicidade surge como uma ferramenta que se une ao marketing de modo natural, pois está perfeitamente inserido dentro das estratégias de campanha da empresa. Ela é a principal responsável por tornar públicas todas as estratégias de marketing.

Desse modo, entendemos que o marketing também tem sido muito útil para a publicidade, pois sem ele, as divulgações não poderão ser bem-sucedidas. É importante que uma ação tenha elementos presentes no marketing, como por exemplo, a definição de um público, concorrência e o planejamento para que os objetivos da empresa sejam atendidos.

As campanhas possuem o objetivo central de esclarecer algo para o consumidor, como por exemplo o aconselhamento de beber dois litros de água por dia porque isso poderá acarretar em uma série de benefícios para a saúde. De modo geral, as funções das campanhas publicitárias são de dar iniciativa de induzir o consumidor a compra de seu produto.

Quando existe um objetivo de vendas, isso significa quando não há uma comunicação ideológica, a campanha é de marketing. Como por exemplo os anúncios de carros, cervejas, desodorantes e outros.

O que ocorre é que marketing e publicidade não são iguais. Um está mais associado com as técnicas de vendas e outro trata-se de um conceito estratégico muito amplo, que se refere a difusão de certa imagem. Desse modo, sabendo de suas peculiaridades e cada um de seus respectivos conceitos, e possível trabalhar com ambos de maneira eficiente nas campanhas, dominando conceitos importantes para todos os profissionais.

FONTE: Jusbrasil

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *